Entrevista Ana Maria Dias Economista Ciclo mulheres e ciencia

Entrevista Ana Maria Dias
Economista
Ciclo mulheres e ciencia
Gravaçao segunda 12 de dezembro 2022, na radio sexta 16 e domingo18/12/2022
Apresentaçao da Ana Maria
Diplomada em economia da Universidade technica de Lisboa, especializou-se em econometria, com um master de New south wales em Australia. Trabalhou no Ministerio do ambiente e na Agencia portuguesa do ambiente, assim como no Departamento de Prospetiva Planeamento e Relações Internacionais. Teve a oportunidade de trabalhar sobre modelos econometricos de Angola e Guinee Bissau. Tem muitas publicaçoes no dominio dos modelos econometricos.
Tem uma experiencia muito rica e vasta : queria comentar o seu percurso ?
Tem tambem algumas atividades em tanto que cidada em relaçao a sociedade civil. Podia nos falar dessas atividades.

1-O que o levou a escolha da economia e depois da econometria?
2-Notou algumas diferenças na situaçao das mulheres em Australia e em Portugal. Qual foi a sua experiencia? Uma grande diferença porque as autralianas muitas delas deixam de trabalhar quando tem filhos e eu trabalhava, tirava o meu mestrado e tinha dois filhos. Ainda bem que o meu marido ajudava.
3-Podia nos explicar em que consistiu o seu trabalho sobre os modelos econometricos? Completei um modelo já existente com muito sucesso e introduzi um novo baseado sobre o modelo input/output.
4-Como estes modelos se aplicam a problematica do meio ambiente? Ajudam a tomar decisoes e opçoes aos decidores sobretudo a nivel das orientaçoes economicas.
5-Notou algumas diferenças no dominio onde trabalhou entre homens e mulheres? (algumas discriminaçoes por exemplo nas promoçoes ou na partilha das responsabilidades?) A nivel de responsabilidades mais importantes.
6-Acha que hoje existem condições suficientes para as raparigas enveredarem para áreas científicas inclusive a econometria ? Existem há mais raparigas nas universidades 60% do total, mas so 37% partilham lugares com poderes de decisao.
7-Quais sao os obstáculos que se podem encontrar ? O que poderia facilitaria este acesso? A formaçao basica e a sensibilizaçao são muito importantes.
8-Será necessário uma melhor informação sobre as profissões praticadas pelos cientistas, já a nível do ensino secundário?
9-Como vê a evolução no futuro do lugar das raparigas na area onde trabalhou e nas areas cientificas em geral? Portugal esta mais avançado do que noutros paises inclusive europeus.
O que me preocupa é a questao da pobreza que ainge 20% da populaçao portuguesa.

Entrevista Ana Maria DIas

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *