Entrevista Leonor Valente Monteiro, Advogada, Sobre violencia contra as mulheres

Entrevista Leonor Valente Monteiro
Advogada
Sobre violencia contra as mulheres
(gravaçao segunda 5 de dezembro 2022, passa na antena sexta 2/12 e domingo 4/12)
Apresentaçao da Leonor
Advogada. Diretora na cidade do Porto da Sociedade internacional de advogados Martinez-Echevarria e Ferreira. MBA na Escola de gestao empresarial da Universidade catholica portuguesa. Fundadora do projeto Criar. Membro da Comissao dos direitos humanos da Ordem dos advogados desde 2003. Foi juiza da Comarca do Porto. Vencedora do premio Lopes Cordoso atribuido pela Ordem dos advogados portugueses. Foi Vice-Presidente da PPDM (Plataforma portuguesa para os direitos das mulheres) e vogal da Assembleia geral do Lobby europeu das mulheres.
1-Qual é a situaçao da violencia contra as mulheres hoje em Portugal ? (ver dados PPDM folha )
E na Europa (dar alguns dados) ?
2-Quais são as novas medidas tomadas ? Para os direitos das mulheres refere essentialmente a Convençao de Istambul, que ainda não esta assinada pela Uniao Europeia mas Portugal assinou. Existe tambem uma legislaçao nacional para a violencia contra as mulheres.
A nivel europeu ? O papel da Europa foi muito importante para fazer avançar a legislaçao portuguesa.
3-Estas medidas serao suficientes?
4-O que é preciso fazer mais?
Podia nos falar da sua experiencia nos processos que se apresentam frente a justiça ?
A jsutiça não esta bem equipada para responder aos problemas. Poucas mulheres recorrem…E por isso que a nossa associaçao ajuda.
Há neste momento uma campanha em particular da PPDM contra as violencias durante 15 dias. As acçoes empreendidas: debates, exposiçoes, projetos e redes associativas…Com uma participaçao importante.
Como vê o futuro neste dominio? Nunca nada esta definitivamente adquirido…Há regressos. Ve na Polonia e na Hungria em relaçao ao aborto.
28 feminicidios em Portugal desde o principio do ano 2022.
Houve progressos mas ainda falta bastante. A violencia contra as mulheres é um fenomeno geral em todas as sociedade. Mas tem que acabar, e pode!
As jovens pensam que esta tudo adquirido no dominio da igualdade mas não é. Não é porque vivem num meio mixto que são tratadas da mesma maneira.

Alguns links:
Associaçao projecto Criar para dar apoio juridico as mulheres vitimas de violencia:
https://apcriar.pt
Contatar Leonor Monteiro: 00351 934961540

FAZ DELETE – Diagnosticar, sensibilizar e prevenir a violência sexual com base em imagens contra jovens mulheres – REDE (redejovensigualdade.org.pt)

Policy Paper_VSBI.pdf – Google Drive

Leonor Monteiro

https://go.ivoox.com/sq/1753711

Entrevista Leonor Monteiro dezembro 2022



Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *