Entrevista Joana Miranda, biologa

No ciclo mulheres e ciencia

Entrevista Joana Miranda
13 de Outubro 2023

Apresentaçao e percurso
Joana obteve o doutoramento em Bioquímica e Biotecnologia pelo ITQB na Universidade Nova de Lisboa (PT) em 2006. Os seus estudos (2002-2006) foram realizados no Centro de Investigação Borstel/Leibniz Lung Center (DE), na área de diagnóstico biomolecular para doenças transmitidas por carrapatos. Após um pós-doutoramento na Unidade de Tecnologia de Células Animais do IBET, Oeiras (PT) com foco em Engenharia de Tecidos e modelos hepáticos 3D, em 2009 obteve uma bolsa individual FCT Ciência2008 e transitou para o iMed/Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL ), para trabalhar com modelos avançados de fígado para toxicologia in vitro.
Em 2015, recebeu uma bolsa de investigação da FCT (IF2015) para prosseguir os seus interesses em modelos 3D, biologia de células estaminais para toxicologia preditiva e medicina regenerativa. Em 2018 tornou-se professora auxiliar da FFUL e em 2021 estabeleceu o seu laboratório no iMed. Joana é também vogal da Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular (SPCE-TC), é Co-coordenadora Nacional do European Registered Toxicologist desde 2017 e coordenadora da secção de toxicologia da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF) até 2019.
(Group Leader, iMed.ULisboa, Faculty of Pharmacy, Universidade de Lisboa, Lisbon, Portugal)

1-Porque a escolha deste especializaçao?
2-Houve obstaculos à esta escolha?
3-Teve dificuldades em tanto que mulher no seu percurso ? Acha que houve um progresso na presença das mulheres nas areas cientificas?
4-Como consegue conciliar vida professional e vida de familia?
5-Como ve o futuro ?

https://go.ivoox.com/sq/2310335

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *