Entrevista Adriana da Costa Santos : os refugiados

Entrevista Adriana da Costa Santos
22 de Setembro 2023

Enregistrement de l’entrevue

Apresentaçao da Adriana

1-A Adriana foi muito tempo envolvida com a Plataforma dos refugiados. Já falamos do seu percurso na entrevista que tivemos em setembro 2018, e tambem em setembro 2020, agora estamos em setembro 2023 o que se passa com a plataforma dos refugiados?
2-A sua vida evoluiu bastante esta agora a fazer um trabalho universitario sobre a problematica dos regugiados. Podia nos falar deste trabalho? E do seu avanço?
3-Qual é a situaçao hoje na Belgica? Sabemos que esta muito mau porque as pessoas andam nas ruas e no metro sem alojamento…
E a situaçao das mulheres e das raparigas?
4-E a ultima decisao da Ministra responsavel de não tomar em consideraçao os homens que estao sozinhos para legalizar a sua situaçao ? Explica-se por razoes humanitarias so?…Muitos paises como a Alemanha compreenderam que os chegada desses homens jovens et das suas familias são uma riqueza, mas ate um certo ponto…
5-Os refugiados continuam a chegar. Agora a maior parte das vezes por razoes economicas e são mal recebidos nos diferentes paises europeus. Como esta hoje a situaçao?
6-Tem que se notar tambem que mesmo os barcos que ajudam no mar para evitar a morte das pessoas que queiram atravessar…tem o trabalho dificultado. Como explica isso?
7-Como é que se pode tornar os paises europeus mais acolhedores sem serem “invadidos” por um numero incontrolavel de pessoas?
8-E a nivel europeu, houve um falhanço duma politica commun. Podia explicar?
9-O que se podera fazer a nivel europeu para a Europa ter uma cara mais humana?
10-Como se sabe é um problema politico porque a direita e a extrema direita não querem refugiados … é o caso da Italia onde chega uma grande parte das pessoas…
Como ve o futuro ?

Première photo: chaine de solidarité avec les réfugiés

Adriana com um grupo de refugiados

Manifestaçao dos refugiados em Bruxelas

Réunion de préparation des volontaires de la Plateforme

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *