Entrevista Dra Luisa Dutra para apresentaçao dos testemunhos dos avos dos alunos de lingua portuguesa na Belgica e no Luxemburgo

Desde Outubro 2021, que a Dra. Luisa Dutra assumiu funções de Adjunta de Coordenação do Ensino de Português para a Comunidade Portuguesa na Bélgica e Países Baixos.
Seja bem-vinda, Dra. Luísa Dutra, ao programa MULHERES CIDADÃS, MULHERES NA ATUALIDADE
Já tivemos a oportunidade de entrevista la em novembro 2021 sobre o ensino da lingua portuguesa no Benelux. Hoje vamos falar do projeto que conduziu a gravaçao dos testemunhos dos avos dos alunos de lingua portuguesa na Belgica e no Luxemburgo.
Podia nos dizer como nasceu o projeto?
O projeto foi realizado pelos professores de lingua portuguesa, que pediram aos seus alunos de entrevistarem os avos sobre a sua vivencia da revoluçao do 25 de abril de 1974: Onde estavam? Como souberam do que se passava? Qual foi a sua reacçao e quais as consequencias sobre a sua vida e a sociedade?
Podia nos falar da sua realizaçao ?
O projeto decorreu durante o periodo de abril de 2022 e foram 51 testemunhos. Alguns foram selecionados para duas emissoes da Radio alma do programa Mulheres cidadas.
As situaçoes são muito diversas. Alguns se encontravam em Angola e ficaram satisfeitos com o fim da guerra colonial, assim como os que eram estudantes e deveriam ser chamados para irem para a guerra.
A maioria das avos acolham positivamente o 25 de abril que vai lhes dar os seus direitos e limitar o poder duma sociedade patriarcal opressiva.

Mulheres na rua em abril de 1974
Testemunhos dos avos sobre o 25 de abril de 1974

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *